Ata da aula dia 09/04/11

Leitura do O Evangelho Segundo O Espiritismo: OS BONS ESPÍRITAS. Capítulo XVII – Sede Perfeitos.
(Pela terceira vez consecutiva foi aberto o Evangelho Segundo o Espiritismo nessa mensagem. Nossos irmãos, Espíritos Superiores, estão nos chamando atenção para a mesma, portanto releiam e reflitam bastante sobre as mensagens)
Para reforçar, em anexo a este trabalho, slide PPS – Ser Espírita.
Ser_Espírita
ESTUDO DA OBRA “A GÊNESE” DE ALLAN KARDEC. CAPÍTULO XI – GÊNESE ESPIRITUAL. ITENS 10 e 11 – UNIÃO DO PRINCÍPIO ESPIRITUAL E DA MATÉRIA.
Foi dito que quanto mais evoluído é o espírito, mais sublime é o corpo físico, o corpo carnal.
Jesus, possui tanto beleza física como espiritual.
(Amigos, cito a carta de Publius Lentulus ao imperador romano Tibério César: “Sabendo que desejas conhecer quanto vou narrar, existe nos nossos tempos um homem, o qual vive atualmente de grandes virtudes, chamado Jesus, que pelo povo é inculcado o profeta da verdade, e os seus discípulos dizem que é o filho de Deus, criador do céu e da terra e de todas as coisas que nela se acham e que nela tenham estado. Em verdade, ó César, cada dia se ouvem coisas maravilhosas desse Jesus: ressuscita os mortos, cura os enfermos, em uma só palavra. É um homem de justa estatura e é muito belo no aspecto. Há tanta majestade em seu rosto, que aqueles que o vêem são forçados a amá-lo ou temê-lo. Tem os cabelos da cor da amêndoa bem madura; são distendidos até as orelhas, e das orelhas até as espáduas, são da cor da terra, porém mais reluzentes. Tem no meio de sua fronte uma linha separando os cabelos, na forma em uso pelos nazarenos. O seu rosto é cheio, o aspecto é muito sereno. Nenhuma ruga ou mancha se vê em sua face, de uma cor moderada. O nariz e a boca são irrepreensíveis. A barba é espessa, mas semelhante aos cabelos, não muito longa, separada pelo meio. Seu olhar é muito afetuoso e grave; tem os olhos expressivos e claros. O que surpreende é que resplandecem no seu rosto como os raios do sol, porém ninguém pode olhar fixo o seu semblante, porque quando resplende, apavora, e quando ameniza, faz chorar. Faz-se amar e é alegre com gravidade. Diz-se que nunca ninguém o viu rir, mas, antes, chorar. Tem os braços e as mãos muito belos. Na palestra, contenta muito, mas o faz raramente e, quando dele se aproxima, verifica-se que é muito modesto na presença e na pessoa. É o mais belo homem que se possa imaginar, muito semelhante à sua mãe, a qual é de uma rara beleza, não se tendo jamais visto por estas partes uma mulher tão bela. Porém, se a Majestade Tua, ó Cesar, deseja vê-lo, como no aviso passado escreveste, dá-me ordens, que não faltarei de mandá-lo o mais depressa possível. De letras, faz-se admirar de toda a cidade de Jerusalém; ele sabe todas as ciências e nunca estudou nada. Ele caminha descalço e sem coisa alguma na cabeça. Muitos se riem, vendo-o assim, porém em sua presença, falando com ele, tremem e admiram. Dizem que um tal homem nunca fora ouvido por estas partes. Em verdade, segundo me dizem os hebreus, não se ouviram, jamais, tais conselhos, de grande doutrina, como ensina este Jesus. Muitos judeus o têm como divino e muitos me querelam, afirmando que é contra a lei de Tua Majestade. Eu sou grandemente molestado por estes malignos hebreus. Diz-se que este Jesus nunca fez mal a quem quer que seja, mas, ao contrário, aqueles que o conhecem e com ele têm praticado, afirmam ter dele recebido grandes benefícios e saúde, porém à tua obediência estou prontíssimo: aquilo que Tua Majestade ordenar será cumprido. Vale, da Majestade Tua, fidelíssimo e obrigadíssimo. Publius Lentulus, presidente da Judéia”.)
Fonte: http://www.espirito.org.br/portal/publicacoes/esp-ciencia/003/emmanuel.html
Foi citado o capítulo do O Evangelho Segundo O Espiritismo, que trata do espírito encarnado num corpo de mente débil.
(Item 6 – Causas Anteriores Das Aflições, Bem Aventurados os Aflitos, Capítulo 5.)
Foi dito que a humanidade é una. (Universo ou da Terra?)
Foi realizada a leitura das questões 52, 53, 57 e 58 do O Livro Dos Espíritos.
Os homos sapiens sapiens (homens sábios sábios) surgiram na África, provavelmente na região da Tanzânia. Desta região se espalharam para as diversas regiões de nosso orbe, onde sofreram mutações face as variações climáticas, atmosféricas, etc., dando origem aos diversos biotipos, como por exemplo humanos com muito pêlos (clima frio) e com pouco pêlos (clima quente), humanos com a cor da pele clara (regiões onde os raios solares não são fortes) e cor da pele escura (regiões onde os raios solares são fortes).
O irmão Júnior citou o Livro Transição Planetária, do Divaldo Pereira Franco, pelo Espírito Manoel Philomeno de Miranda (em conversa com o nobre irmão Alencar, ele me disse que é o livro que ele mais vende atualmente, é o livro do momento). Continuando, o irmão Júnior comentou que atualmente estamos passando pelo processo de transição de mundo de provas e expiações para um mundo de regeneração, bem como que espíritos do sistema de Elcione estão encarnando na Terra com a missão de nos ajudar intelecto-moralmente e dar cumprimento à transformação planetária determinada por nosso Criador.
(A irmã Rejane encaminhou um slide – PPS para o e-mail do nosso grupo de estudos e o mesmo já está disponível no blog do nosso grupo de estudos)
O irmão Christovam lembrou-nos dos exilados de Capela, onde Adão seria o primeiro Capelino encarnado na Terra.
(Interessante ler os livros Os Exilados de Capela, de Edgar Armond, e A Caminho da Luz, de Francisco Cândido Xavier, pelo Espírito Emannuel)
(A irmã-irmã Chiara solicitou-me artigos sobre os exilados de Capela que está acessível a todos em http://www.espirito.org.br/portal/publicacoes/esp-ciencia/003/capela.html e http://vidaespiritualidade.wordpress.com/2010/07/11/os-exilados-da-capela/ este tem um vídeo interessante que está no endereço http://www.youtube.com/watch?v=Xalkys7lWpU)
O irmão Edson citou que como os Espíritos Superiores voam (volitam), os homens antigos simbolizaram asas nos anjos.
O irmão Christovam citou o caso dos gêmeos que foram separados, onde um teve família e outro não teve uma “família”. O que teve família estudou e está bem, mas o que não teve “família” sucumbiu às diversas mazelas.
Foi lembrado o infeliz caso de quinta-feira (dia 07) do irmão Wellington (ele é nosso irmão, também é filho de Deus!) que assassinou 12 crianças no Colégio no bairro de Realengo no Rio de Janeiro/RJ. Que o rapaz provavelmente foi vítima de bullying na sua infância, que as famílias das crianças e as crianças estavam resgatando débitos do passado.
O irmão Getúlio, referindo-se ao bullying, citou o caso do menino que reagiu às agressões.http://www.youtube.com/watch?v=tsFLAY8Lrso&feature=related)
O Andrei citou Jesus:
“Ai do mundo, por causa dos escândalos; porque é mister que venham escândalos, mas ai daquele homem por quem o escândalo vem! Mateus 18:7”
Em referência que são necessários os escândalos para os resgates dos débitos do passado por nossos irmãos, mas infelizmente o irmão causador do escândalo não ficará impune e em outra existência terá que resgatar esse débito. Nosso Mestre Jesus, estava citando a Lei de Causa e Efeito.
(Por falta de tempo, após o encerramento, comentei com o Christovam que semelhante à Lei de Causa e Efeito é a Lei de Newton da Ação e Reação: “Toda ação provoca uma reação de igual intensidade, mesma direção e em sentido contrário”. Também comentei o fato de João Batista ter desencarnado decapitado em resgate às mortes que cometeu quando comandava os judeus nas batalhas na época em que viveu como Elias.)
O irmão Edson falou sobre o desencarne coletivo, como o caso das crianças que morreram queimadas, que elas poderiam estar resgatando débito do passado, como por exemplo se foram aqueles que atearam fogo em Roma. (Acrescento que era comum os soldados antigos atearem fogo nas casas de vilarejos contrários às ideologias do reino dominante).
A palestra da irmã Lucilene de terça-feira (dia 05) no CEPAC (Centro Espírita Paz, Amor e Caridade) foi no momento oportuno para nós refletirmos a pratica do amor, como bem lembrado pela irmã Rejane em e-mail ao grupo, posteriormente publicado no blog do grupo GEJAPA)
Anúncios
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Uma resposta a Ata da aula dia 09/04/11

  1. Christovam Martins diz:

    Estou gostando muito do excelente blog espírita criado e mantido pelos irmãos-amigos do PAC.
    Minhas congratulações.
    Que a Paz do Senhor Jesus estejam com todos!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s