O Espiritismo tem atraído grandes nomes da cultura universal. (parte 3)

Sócrates

Não é nosso objetivo fazer aqui um serviço de estatística. Todavia, recuaremos no tempo e reencontraremos Sócrates e Platão. O primeiro, desde a infância ouvia uma voz que o orientava nos momentos cruciantes. Era o filósofo médium auditivo. “ Essa voz não intervém senão para me afastar do erro ( confessava Sócrates, momentos antes de morrer); ela nunca me leva a fazer o mal”.

  Platão, por sua vez, na “República” deixou estas linhas próprias de quem já vislumbrava o mundo dos Espíritos: “Almas divinas! Entrai em corpos mortais; ide começar uma nova carreira. Eis aqui todos os destinos da vida. Escolhei livremente. Se for má, não acuseis por isso a Deus”, São frases reencarnacionistas, rigorosamente de acordo com a filosofia espírita; frases escritas antes do advento do Cristianismo!

Gabriel Delanne

Não é de estranhar, portanto, que homens eminentes como William James, Boutroux ( para surpresa de Gustavo Le Bon), Denis, Delanne etc., tenham passado às fileiras do Espiritismo, que por trazer a verdade aos homens encontra muitos pontos de contato com as ideias socráticas. Quer dizer: filosofia revelada pelos Espíritos a depurou e completou nada mais havendo a acrescentar. Quanto às outras correntes filosóficas que tudo sonham explicar através da matéria ou de um espiritualismo daltônico, em verdade são filhas do desespero e do medo – nada mais.

Rene Descartes

Falamos que Sócrates era médium auditivo. Ora, tanto Descartes como Schopenhauer também sofriam, conscientemente, a ação de entidade extraterrena. “Meus postulados filosóficos, escreveu Schopenhauer, produzirem-se em mim sem que eu nisso interviesse, nos momentos em que tinha a vontade como que adormecida”… “Minha pessoa era também, por isso dizer, estranha à obra”. Schopenhauer, aliás, escreveu um curioso ensaio sobre as aparições. Descartes, conta-nos Briere de Boismont, “ao cabo de longo repouso era instalado põe invisível pessoa para continuar com as pesquisas da verdade”. Na biografia que escreveu de Descartes nos diz Fouilée a respeito da estranha inspiração de seu biografado: “Ele a considerava uma revelação do Espírito de verdade acerca do caminho que lhe cumpria seguir”. E, assim, muitos outros.

   Mas, não apenas luminares da ciência e da filosofia exaltaram o Espiritismo. Estudaram-no escritores, poetas, políticos e artistas internacionais.

   Entre os políticos podemos citar George Washington, o qual tinha visões e ouvia vozes extraterrenas. Lincoln promovia sessões espíritas na Casa Branca, servindo de médiuns sua esposa e a Sra. Nettie Colburn. Outro presidente dos estados unidos ( Wilson) recebeu comunicações mediúnicas durante as hostilidades de 1914. Franklin Roosevelt foi apologista do espiritismo, encontrando nele consolo para sua terrível moléstia. Eisenhower não guardou segredo das sessões espíritas que realizou na Casa Branca, como fazia Lincoln; a médium foi Jean Dixon, conselheira da esposa de Eisenhower. Esta médium, segundo revelou Drew Pearson, comentarista político que a entrevistou, previra com grande antecedência o armistício da Coréia, a emancipação da Índia, a vitória surpreendente de Truman nas eleições de 1948 e o movimento republicano de 1952.

   Outros políticos respeitáveis que foram espíritas declarados: Lord Halifax, autor da obra espírita “Ghost Stories” e ex-vice-rei da índia; Lord Snowden, Lord Tennyson; Lord Erskine; Mackensie King, primeiro-ministro do Canadá; Lord Dowding, comandante-em-chefe das forças Aéreas Britânia; Winston Churchill; Keir Hardie, fundador do partido trabalhista inglês etc…

Texto extraído do livro “Escritores e Fantasmas” de Jorge Rizzini.
Anúncios
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s